5 premissas para se dar bem no mundo digital dos próximos anos, segundo Stephan Zimmermann
No início do mês, aconteceu em San Francisco (USA) a conferência da Rakuten Optimism, evento que explora as tendências digitais no comércio eletrônico, publicidade online, fidelidade do cliente e muito mais. Este ano, o evento contou com a participação de Stephan Zimmermann, sócio da McKinsey & Company. Durante sua apresentação, Zimmermann falou sobre as tendências […]

No início do mês, aconteceu em San Francisco (USA) a conferência da Rakuten Optimism, evento que explora as tendências digitais no comércio eletrônico, publicidade online, fidelidade do cliente e muito mais. Este ano, o evento contou com a participação de Stephan Zimmermann, sócio da McKinsey & Company.
Durante sua apresentação, Zimmermann falou sobre as tendências digitais e de e-commerce com base nos principais movimentos vistos hoje no mercado. Ele começou usando como exemplo momentos importantes passados por três empresas:
- Facebook abre capital em US$ 105 bilhões;
- Instagram atingindo 152 milhões de usuários;
- Amazon abrindo 50 centros de distribuição.
Esses exemplos, de acordo com o executivo, eram indicações dos caminhos que as grandes empresas estavam seguindo e que o cenário atual mostra que elas serão o futuro dos anunciantes.
Zimmermann afirma que existem maneiras de criar e capitalizar o sucesso dessas três empresas. Aqui está um resumo do que o executivo chama de “5 premissas fundamentais para o sucesso. Confira:
1. Conheça o seu próximo consumidor
Zimmermann discute a Gen Z, que atualmente representa 25% da população, e qual será o seu impacto no futuro. O executivo deixa claro que conhecer essa geração é fundamental, porque em cinco anos ela terá um poder de compra crítico no mercado.
“It’a generation that responds to conversation” Zimmermann on Gen-Z consumers #RakutenOptimism2018
— Rakuten Marketing (@RakutenMKTG) September 7, 2018
Pensar no consumidor de amanhã é tão crucial quanto entregar a experiência certa para o cliente hoje. Isso não é segredo para os profissionais de marketing, mas o que eles devem ter em mente são as tendências nas experiências do consumidor fora de sua própria marca, bem como as interações e comportamentos observados em seus esforços atuais de marketing e publicidade. Essas duas áreas trabalham em conjunto. Por exemplo, vendas através de dispositivos móveis: uma marca pode observar um aumento nos pedidos digitais via celulares e tablets e, ao mesmo tempo, ver mais insights sobre as experiências que os clientes fazem ou não quando realizam compras em um dispositivo móvel. É necessária uma combinação dessas duas áreas para obter uma visão holística do que o cliente deseja e espera ver no futuro, a partir de sua experiência de compra móvel.
2. Crie experiências ricas
Uma experiência rica é aquela que envolve o consumidor ou comprador de uma forma que lhe dá mais do que ele espera. Zimmermann observa imagens de produtos 3D e suporte de vídeo como exemplos de experiências ricas que têm retornos enormes de sucesso. Há uma conversão 50% maior em produtos com imagens 3D e um nível de satisfação 30% maior em suporte de vídeo.
Discutimos vários aspectos das maneiras pelas quais os profissionais de marketing podem empregar uma “experiência rica” em suas próprias estratégias. Isso varia de conteúdo de vídeo a táticas de marketing e até inclui áreas como marketing orientado. O importante, no entanto, é que as marcas e os profissionais de marketing continuem a pensar em como seus clientes (e potenciais clientes) estão buscando novas experiências – e, em seguida, encontrar maneiras de fornecer experiências tão memoráveis quanto envolventes.
3. Novas interfaces
Os telefones celulares evoluíram para os sofisticados dispositivos multifuncionais que usamos hoje. No entanto, a evolução do celular não para com o crescimento do m-commerce. Zimmermann destaca os dispositivos de voz como um exemplo de uma nova interface que as marcas vão querer capitalizar. Em apenas dois anos, os dispositivos de voz cresceram exponencialmente tanto em adoção quanto em funcionalidade e esse crescimento pode ser uma oportunidade para marcas ou um revés.
Isso requer tanta atenção a comportamentos e tendências quanto testes e avaliações. As marcas que tentam saltar rapidamente sobre as últimas tendências sem fazer pesquisas e testes adequados, descobrirão que vão prejudicar a experiência de compra do cliente em vez de aprimorá-la.
4. Interações personalizadas
A personalização não é uma palavra nova para marcas ou profissionais de marketing, mas as marcas estão sempre procurando fazer mais. De fato, segundo Zimmermann, as marcas podem ter que fazer mais com as expectativas atuais dos consumidores. Apenas 23% dos consumidores acham que as marcas fazem um bom trabalho de personalização e apenas 15% das marcas estão no caminho do marketing personalizado.
#RakutenOptimism2018 @INscribeDigital personalization improves the smaller the segment -macro to micro, then 1-1, then real time, crosschannel, trigger based
— Kelly Peterson (@kpeters1) September 7, 2018
Isso tem sido um desafio para muitos profissionais de marketing por um longo tempo, mas é uma questão que as marcas precisarão continuar trabalhando para resolver. Aproveitar as ferramentas e tendências mais recentes para oferecer interações mais personalizadas é fundamental..
5. Novos modelos de assinatura
Serviços de assinatura estão crescendo rapidamente. Zimmermann ressalta que os serviços de assinatura aumentaram de 7% para 15% e estão direcionados para a obtenção de 40% da renda não-habitacional para os consumidores. Este é um ótimo exemplo de uma tendência que está crescendo e, com base nos dados desse crescimento de ontem para hoje, podemos prever melhor para onde está indo amanhã.
Antes de deixar o palco, Zimmermann quer que o público saiba duas mensagens-chave: a primeira é de que o futuro já está aqui; a segunda, ele diz, é que o futuro está superestimado no curto prazo – mas é fundamental que marcas, profissionais de marketing e profissionais do setor não o subestimem a longo prazo. “Isso”, diz Zimmermann, “separará os vencedores dos perdedores”.
Sobre a Rakuten Marketing
A Rakuten Marketing faz parte do grupo Rakuten Inc. e é líder global em soluções integradas de marketing. Com escritórios em todo o mundo, nossas soluções de marketing integradas abrangem Afiliados, Display e Search. Com sede em San Mateo, CA, temos escritórios por todo os EUA, Austrália, Brasil, Japão, Singapura, Reino Unido, Alemanha e França. Nossa missão é possibilitar que nossos clientes entreguem as melhores experiências de marketing digital para os seus públicos. No Brasil, atuamos no mercado de afiliados e temos como principal diferencial o serviço de atendimento aos publishers e anunciantes, além de uma plataforma robusta e transparente e com a mais completa tecnologia do mercado.
Faça parte agora mesmo de nossa rede de afiliados e ganhe comissões por divulgar os principais varejistas do Brasil! Cadastre-se: https://signup.linkshare.com/publishers/registration/landing
Dúvidas, entre em contato com nossa equipe: rm-suportebr@mail.rakuten.com